O SÁBADO É PARA HOJE?

O SÁBADO É PARA HOJE?

QUANDO FOI DADO?

O sábado é o mandamento que está ligado diretamente com a criação de todas as coisas que existem.

Quando Deus deu os seus mandamentos lá no monte Sinaí, ele disse ao povo para lembrar-se de maneira especial de que ele é o Criador; que já havido dado este mandamento no princípio da humanidade; que ele mesmo guardou este dia quando acabou a criação; e que ele abençoou e santificou este dia no princípio e não lá no Sinaí. Guardar sábado é reconhecer Deus como criador de todas as coisas.

Deus abençoou e santificou o sábado, e nesse dia ele descansou. (Gên. 2:2-3; Êxo. 20:8-11). As leis de Deus existem desde a criação. (Rom. 4:15; 5:12-14; 7:8; Gên. 26:5).

Os dez mandamentos são de Deus, e eternos por que Deus não muda, (Mal3:6; Tiago 1:17).

A LEI DE DEUS E O LIVRO DE MOISÉS

Deus é que falou ao povo os seus mandamentos e os escreveu por duas vezes em tábuas de pedra, com seu próprio dedo, (Êxo. 20:1; 31:18; 32:15-19; 34:1; Deut. 4:13; 5:22; 9:10) As leis de Moisés foram escritas pelo próprio Moisés em um LIVRO. (Êxo. 24:3,4,7; Deut. 31:9,24; II Reis 22:8-13).

As duas tábuas de pedra, que continham os dez mandamentos, foram postas dentro da arca que Deus ordenou a Moisés para fazer, e ali permaneceram até o desaparecimento da arca, em data não precisa.

Mas, o apóstolo João à viu no céu. (Apoc. 11:19; Deut. 10:1-5; Êxo. 25:10-16; I Reis 22:8-13). O livro das leis de Moisés foi posto fora da arca. (Deut. 31:16).

OS DOIS CONCERTOS

Quando Deus fala através de profeta Jeremias que faria um novo concerto com a casa de Israel, referiu-se ali que o concerto era os dez mandamentos? ( Jer. 31:31-33; Heb. 8:8-10).

Não, ele não diz que faria novas leis, mas sim que colocaria as suas leis dentro de coração do homem e no seu entendimento. O que na verdade mudou foi o concerto que Deus havia feito com o povo de Israel, no qual eles seriam um reino sacerdotal, e neste novo concerto passou para os gentios.

É interessante notar que Israel como nação não poderia escolher a qual Deus iria servir, pois eles eram povo de Deus não por fé, mas foram escolhidos por herança de carne, ao contrário, no novo concerto os homens se aproximam de Deus por fé e por livre e espontânea vontade.

CRISTO E OS MANDAMENTOS

Será que Jesus anulou os mandamentos de Deus? (Mat. 5:17-20). Como se vê cristo não anulou a lei, mas sim afirmou que até que o céu e a terra passem não tirará nem uma letra da lei, imagine um mandamento. Em outra passagem, Jesus repreendeu os Fariseus e os escribas por invalidarem o mandamento de Deus para guardar as tradições deles. (Mar. 7:8-9). Jesus afirmou que era o senhor do sábado. Como seria ele o senhor do algo abolido?

O sábado foi feito por causa do homem, não por causa do Judeu, pois Deus faz promessas para todos os que se aproximam dele e guardam seu sábado, e ainda afirma que é dever de todos os homens guardar os mandamentos. (Mar. 2:27-28; Isa. 56:1-7; 58:13-4; Ecl. 12:13; Luc. 4:14-16). E os apóstolos, será que eles seguiram os exemplos de Cristo? (Atos 13:14; 42:44; 17:2 18:4 19:8).

Muitos afirmam que os apóstolos iam no dia do sábado porque os Judeus se reuniam nesse dia, mas pode se notar que os próprios gentios pediam para voltarem no próximo sábado. Para ficar mais claro, veja nestes versos que seguem, que Paulo esteve alguns dias na cidade e no dia de sábado foi procurar um lugar para orar fora da cidade. (Atos 16:12-13).

FINALIDADE DA LEI

Para que servem os dez mandamentos? Para mostrar ou fazer conhecimento o pecado, porque a transgressão deles é pecado. (Rom. 3:20; 7:7; João 3; 4).

Alguns querem dizer que esta lei não são os dez mandamentos, só que esquecem, que Paulo, quando escreveu para os romanos, ele afirmou que a lei pela qual vem o conhecimento do pecado é os dez mandamentos, e também da um exemplo citando um dos mandamentos. (Rom. 7:7).

O mesmo apóstolo pergunta, anulamos a lei pela fé? Ele mesmo responde: de maneira nenhuma, mas sim estabelecemos a lei. (Rom. 3:31). Por que a lei não pode ser anulada? Porque onde não há lei, também não hã pecado (Rom. 4:15; 5:13), e ainda acrescenta, a lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom, (Rom. 7:12) e qual a lei é espiritual. (Rom. 7:14).

Para o homem ser justificado tem que ser cumpridor da lei, e não só ouvinte. (Rom. 2:13; Tia. 1:22). Em apocalipse encontramos algumas características do verdadeiro filho de Deus, isto é, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus Cristo. (Apoc. 12:14; 14:12).

E o apóstolo ainda acrescenta: “Aquele que diz que conhece a Deus não guarda seus mandamentos é mentiroso.” (I João 2: 3-4; 5:2-4).

Por estas razões o sábado ainda é para hoje e estes são alguns motivos pelos quais guardamos os mandamentos de Deus incluindo o Sábado, porque este faz parte dos mandamentos, e como Deus não muda, é impossível que as leis mudem.

Você seguirá a tradição ou a bíblia?

Você deseja saber mais sobre este tema entre em contato conosco,  e teremos prazer em ajuda-lo.

 

IGREJA DE DEUS